Sananga
Simboliza uma visão além do alcance
"Sananga é um arbusto das regiões amazônicas, (Tabernaemontana Sananho)
utilizado pelos índios nativos Katukinas, Caxinawás e outras tribos".
Do interior de sua raiz, é extraído um sumo em decocção, o qual é utilizado para a cura das panemas, doenças espirituais, segundo os índios. Seu princípio ativo é a Ibogaína, uma poderosa substância que, se ingerida, leva o índio à um estado de transe profundo para o contato com o mundo dos espíritos.
Porém, na medicina tradicional da Sananga, ela é utilizada como colírio.
Segundo as tradições os índios guerreiros, antes de irem para a caça, pingam uma gota sananga em cada olho, dizem que é para fazer com que sua percepção fique aguçada e tornando previsíveis os movimentos mais sutis de sua caça, na densa floresta.
O que ocorre é que a Sananga trabalha com duas vertentes energéticas de cura: a Física e a Espiritual.
Acredita-se que o “Espírito da Sananga”, ou seja, a energia e inteligência, análoga ao princípio ativo do sumo desta poderosa erva, atua diretamente na causa original da doença, principalmente visual e nos processos chamados psico-somáticos.
As doenças psico-somáticas são de origem psíquicas, mas ao se potencializarem se manifestam no corpo físico.
Os olhos são as janelas da Alma, onde tudo o que vemos, e projetamos está lá guardado, inclusive nossa história kármica.
Então o Espírito da Sananga faz uma verificação dos padrões energéticos em desequilíbrio, e vai diluindo essas forças que se constituem nas panemas (doença espiritual).
Sananga a planta
O resultado após a aplicação é um equilíbrio da alma em sintonia com essa força da natureza, uma expansão da força visual espiritual, ou do AJNA CHAKRA, (chakra frontal) a terceira visão, a visão interior, e também uma melhora na fisiologia ocular.
A Sananga é indicada em casos de doença como: Glaucoma, catarata, miopia, astigmatismo, hipermetropia, distrofias, alterações das cores, entre outras.
Há casos de pessoas que foram curadas de miopia com uma única aplicação.
A forma de aplicação é a seguinte: de uma a 3 gotas em cada olho.
A pessoa sentirá uma forte vibração, onde poderá ocorrer diversos graus de ardência dependendo de como estiver a situação espiritual da pessoa. Com o tempo, a pessoa vai se alinhando ao espírito da sananga e sentirá menos o ardor, quando sua visão já terá tido um ganho imenso.
Após o ardor que dura uns 2 minutos, as cores se tornam mais nítidas e há uma melhora significante nos padrões da visão.
Alguns tratamentos são milagrosos, imediatos, e outros a longo prazo, mas não menos milagrosos que o primeiro.
É uma experiência diferente, única, de transformação espiritual e de visão, num sentido mais amplo da palavra.
Veja também;
A SANANGA É UMA MEDICINA SAGRADA USE COM PRUDÊNCIA E SABEDORIA