Cada um dos sete Raios é representado por um Ser Ascensionado que assumiu a responsabilidade de instruir e conduzir a humanidade não ascensionada dentro dos seus próprios Raios ou Esferas. “Chohan” quer dizer Orientador ou Diretor, também chamado Senhor do Raio. Os sete Chohans estão sob orientação do Grande Chohan ou Maha Chohan. Além da função de Orientador do grupo de Chohans, o Maha Chohan é, também o representante do Espírito Santo para este Planeta; portanto, Conservador do aspecto feminino, maternal, ou seja, a natureza emocional da Divindade. Através desta atividade é canalizada a maior parte da energia do Reino da Natureza às diversas estações do ano.
Para o principiante, a quem o ensinamento sobre Deus - Pai, Deus - Filho, Deus - Espírito Santo se torna fatigante, é necessário que ele possua uma Expansão de Consciência bem mais ampla, a fim de poder entender e aceitar a Verdade destes Irmãos mais Velhos da humanidade, os Quais estão sempre prontos a assistir-nos em todas as ocasiões, para que também nós, algum dia, possamos alcançar a Perfeição que Eles adquiriram.
Depois da identificação de cada uma das sete Esferas e de suas respectivas cores, queremos aqui mencioná-las em conexão com os nomes dos Chohans, lembrando que as mesmas cores correspondem a todas as atividades das sete Esferas.
Trabalham em plena harmonia entre si para executarem o Plano Divino; são escolhidos entre os seres que mais se destacaram na escola da vida na Terra, pois praticamente todos encarnaram por várias vezes e Outros vieram de outros Planetas para assistirem à humanidade; obedecem a Lei Cósmica, no entanto usam suas capacidades e talentos pessoais para guiar a humanidade nos momentos difíceis; todos têm a 7a. Iniciação; possuem uma belíssima Coroa cravejada com doze pedras preciosas de cores diferentes, representando as doze diferentes cores de sua aura, com a qual revigoram-se de energias.
OS TRÊS RAIOS DE ASPECTO
Raio é apenas um nome para uma força ou tipo de energia particular, com ênfase na qualidade que tal força demonstra, e não na forma ou aspecto que ela cria. A primeira divisão do absoluto - do Um em Três - foi experienciada em níveis cósmicos antes que ocorresse a manifestação que resultou na Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo. Quando Espírito e Matéria uniram-se, nasceu a Alma ou Consciência.
No processo de manifestação, essa Unidade tripla expressa-se nos Grandes Raios de Aspecto, que são Sete Raios ou Sete Qualidades Irradiantes ou Sete Fluxos de Energia.
O 1o raio é azul e representa a Vontade de Deus, fé, proteção, força e poder. É uma vida que deseja amar e usa o poder como expressão da beneficência divina. O Senhor do Poder e da Vontade realiza a tarefa de destruição de formas para que a manifestação da Deidade cresça em poder e beleza e assim, dê vida à revelação da vontade e do propósito beneficente de Deus. Esse Senhor é controlador da morte em todos os reinos, o que provoca a libertação de poder e permite a “entrada na Luz” O Mestre Ascensionado El Morya - que editou a "Ponte para a Liberdade - é o Diretor. As pessoas que pertencem a este raio estão, geralmente, na chefia e possuem ilimitadas forças de poder e capacidade de "executar alguma coisa".
O 2o raio é cor de ouro e representa Sabedoria, equilíbrio e iluminação. É a encarnação do amor puro. Essa Vida instila em todas as formas a qualidade do amor.
Exercia esta função o Mestre Ascensionado Kuthumi até a Sua ascensão como Instrutor do Mundo, juntamente com o Mestre Jesus. O Mestre Ascensionado Lanto sucedeu o Mestre Kuthumi tendo sido também elevado ao cargo de Instrutor do Mundo. O Mestre Ascensionado Confúcio é o atual Diretor deste raio que é relacionado com professores, ensinamentos - e pessoas de coração compreensivo.
O 3o raio é rosa e representa o Amor Divino, adoração, beleza e fraternidade. Está intimamente ligado à matéria. Ele trabalha em cooperação com o Senhor do segundo Raio e constitui a força edificadora ativa que inicia a obra de construção e, finalmente, materializa a idéia e o propósito de Deus. A Mestra Ascensionada Rowena é a Diretora deste raio. As pessoas que a ele pertencem amam a beleza em todas as formas de expressão e são amáveis e compassivas. Estes três Raios de Aspecto no nível cósmico são um mistério tão grande para nosso entendimento finito como o Próprio Absoluto.
O 4o raio é branco e representa a Pureza, a ressurreição e a ascensão. Senhor da Harmonia, Beleza e Arte. Sua função é criar beleza por meio de ação recíproca entre a vida e a forma, baseando o desenho do Plano divino. Sua tônica é Harmonia, desejos da forma e os da vida interior. Seu propósito é produzir unidade, harmonia e beleza em sintonia com o intento divino. É uma força curadora, pois leva todas as formas a uma perfeição máxima pelo poder da vida interior. É seu Diretor o Mestre Ascensionado Serapis Bey. As pessoas que pertencem a este raio são artistas, músicos, arquitetos e são dotados de grande perseverança.
O 5o raio é o raio verde da Verdade, da precisão da Lei. Verde, Senhor da Ciência e do Conhecimento Concreto. Essa grande Vida está em contato íntimo com a Deidade criativa. É um Ser da mais intensa luz espiritual devido a sua mente superior. É um canal puro para a vontade divina. O amor e a mente devem, no final, revelar-se mutuamente. As energias iluminam as formas e revelam seu propósito interior, e tudo é visto como ritmo. É dirigido pelo Mestre Ascensionado Hilarion; foi Ele o conhecido Paulo, da Bíblia. Em geral pertencem a este raio os cientistas, médicos, irmãs de caridade e curadores.
O 6o raio é de cores vermelho-rubi e ouro, e representa a Paz, colaboração e educação à ida. Senhor da Devoção e do Idealismo. Essa Deidade solar é uma expressão peculiar e característica da qualidade de nosso Logos Solar, e uma expressão verdadeira e vital da natureza divina. Um militante concentrado no ideal, uma devoção totalmente voltada para o interno do impulso da vida e uma sinceridade divina são as qualidades desse Senhor, que imprime tudo o que é encontrado dentro de Seu corpo de manifestação. O Mestre Jesus era seu Diretor até há pouco tempo, quando foi Ascensionado a Instrutor do Mundo. Atualmente é a Mestra Nada que ocupa o cargo de Diretor do 6o Raio. Sua capacidade especial é o Amor. Atualmente passou à Regência conjunta do 3º Raio com Rowena e quem ficou a dirigir o 6º Raio é João e Ruth. Frequentemente, os que pertencem a este raio são sacerdotes, assim como pessoas com desejos ardentes, no culto divino, em servir a humanidade, e muitas vezes sem colher reconhecimento pelos serviços prestados.
O 7o raio é o violeta da misericórdia, transformação e Liberdade. Senhor da Ordem e da Magia Cerimonial. Este Senhor tem um poder peculiar na Terra e no plano físico da manifestação. Ele é o mais ativo neste período do mundo. Constrói por meio do poder do pensamento e leva uma pessoa a deleitar-se com “todas as coisas feitas com decência e ordem”. As energias de impacto produzem mudanças, distúrbios, progresso e expansão, criando as novas formas necessárias, bem como vitalizam e qualificam o meio de expressão da intenção divina imediata. Elas intensificam tanto a qualidade como a receptividade da “consciência” e, quando se retiram, causam a interrupção e a morte dos aspectos da forma, instituições e “organismos organizadores”. Essas energias produzem ciclos de destruição e interrupção a fim de criar espaço para as novas formas e expressões de vida que um Raio entrante irá produzir. Quem rege este raio é o Mestre Ascensionado Saint Germain, que o fará durante os próximos dois mil anos, sobre a Terra. A Chama Violeta é o instrumento que TRANSFORMA todo erro e forças imperfeitas em Perfeição. Quando a humanidade usar este instrumento com acerto e ritmicamente, a Terra será salva.